a culpa é das estrelas, john green, hazel, augustus, resenha, livro, sem spoilers

Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 288
Compre: Amazon / Submarino / Saraiva
Sinopse: Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


*Sem Spoilers* 

O livro é narrado por Hazel Grace, uma paciente terminal de câncer pulmonar. Ela é uma garota engraçada, meiga e inteligente pra caramba, pois com 16 anos já frequenta a faculdade. Por ter pouquíssimos amigos e viver praticamente trancada em casa, a sua mãe pensa que ela está entrando em depressão. 

E então como uma maneira de acalmar os pais, ela entra em um grupo de apoio ao câncer. E é graças a isso que conhece Augustus Waters, ou só Gus, um jovem que perdeu a perna para o câncer e não se deixou abater com isso.

Hazel é completamente OBCECADA por um livro, e logo após eles se conhecerem já rola um tipo "se tu ler o meu livro eu leio o teu". E simples assim um novo obcecado foi formado com sucesso. Os dois embarcam em uma aventura para descobrir respostas sobre o desfecho da história.
Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra.
Eu fiz uma enorme burrada antes de ler o livro que foi assistir o filme, já tava abastecida de spoilers. Talvez seja por isso que não me emocionei lendo ou acabei por aderir ao lema "antes sofria, agora sou fria'' haha.

Os personagens foram muito bem desenvolvidos, só por terem câncer não quer dizer que não podem ter personalidades, para mim as de Augustus e Hazel são bem similares. Outro fato que me agradou muito foi não ter aquela choramingueira toda sobre a morte. A nossa protagonista aceita com naturalidade, em certo momento até se compara com uma granada prestes a explodir.
Eu sou tipo. Tipo. Sou tipo uma granada, mãe. Eu sou uma granada e, em algum momento, vou explodir, e gostaria de diminuir a quantidade de vítimas, tá? Eu sou uma granada.
Isaac, o melhor amigo cego de Gus, aparece em várias páginas, mas não tantas quanto eu gostaria. E com o meu talento de criar casais na onde não tem nada, eu acabei shippando ele com a Hazel. Por favor, não me julguem.

A escrita de John Green é fantástica, ele consegue tratar com tanta leveza um assunto tão delicado e ainda assim com um toque de realidade. Esse foi o primeiro livro do autor que eu li e com certeza não será o último!

Tem uma coisa que não consegui entender até agora, por que a culpa é das estrelas? Sou muito lerda, se tiver algum ser humaninho maravilhoso para me explicar eu agradeço haha.

Agora falando da edição, folhas amareladas, tamanho de fonte boa. Na minha opinião a capa original é mais bonita que a do filme, de certos ângulos que eu olho ela chega até a brilhar...


E vocês já leram o livro ou viram o filme? O que acharam? Deixe a sua opinião nos comentários, okay?



62 Comentários

  1. Eu amei este livro e quando o li nem imaginava que ele iria fazer tanto sucesso e até mesmo ter um filme.
    No filme também me emocionei muito e agora lendo sua resenha, que ficou maravilhosa, eu senti muitas saudades deles e deu vontade de reler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACEDE é muito maravilhoso mesmo, tanto o livro quanto o filme!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu AMO esse livro, meu favorito do John Green. Fora esse, só gosto de Looking for Alaska, rs. Adoro o fato do filme ser idêntico ao livro, em todos os detalhes, e a trilha sonora é maravilhosa. O casal é tão lindo, meu coração parte ao meio cada vez que assisto ou leio a obra. Lindo demais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo e com você?
      ACEDE foi o único do John Green que li ainda, e a escrita já me conquistou!
      Casal perfeito <3
      Beijos

      Excluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Me deu uma saudade agora de ler esse livro que você nem imagina, quando eu li chorei horrores que você nem imagina, gostei muito da sua resenha e pretendo reler em breve.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo e com você?
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Nossa confesso que não curti muito o livro, porque a Hazel não me desce. De fato o Isaac e o Gus são personagens MARAVILHOSOS, mas ela me fez ter raiva durante toda a leitura. Também chorei horrores mas por causa disso não quis arriscar mais nenhum livro do autor. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu chorei muito quando assisti ao filme e pensei que estaria imune quando fosse ler o livro. Errei feio hahaha. Chorei no livro tanto quanto no filme.
    Mas esse livro não é meu favorito do John Green. Acho muito bonito, mas comum. O meu favorito dele é, sem dúvida, Cidades de Papel.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo e com você?
      Comigo eu só chorei no filme mesmo haha
      Cidades de Papel eu vi a adaptação, fiquei bem interessada em ler o livro dele, mas minha wishlist tá enorme já...
      Beijos

      Excluir
  6. Esse livro é muito amor! Chorei muito vendo o filme e lendo o livro. John Green é fantastico!

    ResponderExcluir
  7. O livro e o filmes são incríveis, houve muitos momentos de emoção. Para quem nunca leu, a resenha com certeza vai deixar na vontade!

    http://www.isabelcerqueira.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, menina, eu tenho o livro, mas nunca li, apenas vi o filme e o achei "ok', imagino que o livro seja bem melhor. Assim como você,depois de tantos comentários sobre a história, nem me comovi tanto com o enredo, mas confesso que me surpreendi com odesfecho. Não sou fã do John Green então, não considero que ele tenha essa escrita assim tão maravilhosa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem surpreendente né!
      Se algum dia decidir ler venha aqui depois me contar o que achou ok?
      Beijos

      Excluir
  9. Ótima Resenha!
    Tenho muitos amigos que elogiam o livro, mas não é muito minha praia. Apenas sei que tem uma legião de fãs e sempre é muito elogiado por todos ^^

    Att

    ResponderExcluir
  10. Confesso não conhecia o livro e nem o autor mais parece ser bom...
    beijos!!!

    ResponderExcluir

  11. e de partir o coração! eu achei muito lindo :)

    ResponderExcluir
  12. LI NA ÉPOCA QUE ERA 'MODINHA' E NÃO GOSTEI TANTO, MAS DIRETO VEJO O FILME E ME EMOCIONO TANTO, TENHO VONTADE DE RELER, MAS E A PREGUIÇA? HAHAHA AMEI O POST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela adaptação que todo mundo respeita haha
      Fico feliz que tenha amado!
      Beijos

      Excluir
  13. Fui assistir o filme no cinema e passei vergonha. Chorei tanto! E ainda eu tava na TPM, imagina! É emocionante mesmo. Acho que a culpa é do "destino".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rio de lágrimas haha
      Aaaaaaaaa bom, a minha lerdice chega a outro nível haha
      Beijos

      Excluir
  14. Achei tb uma história leve. Eu não li mas assisti ao filme. Relutei muito com medo de ficar 'pesada' sabe? Mas no fim aprendi muito! Beijinhos... Au revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem leve né, considerando o assunto mais pesado.
      Beijos

      Excluir
  15. Eu já assisti o filme, mas eu não sou fã de ler. todos mundo fala que lindo o livro. Vale pena que eu preciso ter ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. O livro ainda não li , mas vi o filme e fiquei apaixonada na história , tenho vontade ainda de ler o livro , ficou ótima sua resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito apaixonante mesmo!
      Muito obrigada...
      Beijos

      Excluir
  17. Gente eu tenho esse livro há anos e nunca tive coragem de ler, confesso que vi o filme e não li, mais sua resenha me deu a coragem, mil beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu amo esse livro, li no metro, do lado de uma senhorinha que ficou apavorada quando eu comecei a chorar do lado dela! :O
    O filme então?? Jesus, chorei mais ainda e se vejo o trailer, choro de novo.
    Perfeito!!

    Beijos da Nanáh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um livro perfeito!
      Até imagino a reação dela hahaha
      Beijos

      Excluir
  19. AHHHHHHHHHHH EU AMO ESSE LIVRO! Esse foi um dos primeiros livros que eu li e lembro até hoje das incontáveis lagrimas que derramei. Ele foi um dos melhores que eu li até hoje que me fazem ficar numa poça derretida ♥

    Beijos
    http://romanceerotic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosamente incrível esse livro mesmo!
      Beijos

      Excluir
  20. Olá, ótima resenha, parabéns! Sinceramente, não gosto muito dos livros do autor (não li muitos, parei, pois não simpatizo com sua forma de escrita) mas a culpa é o que eu mais gostei dos que li. Mas mesmo assim tenho algumas ressalvas sobre o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Ah sim, entendi. ACEDE é o único por enquanto que já li dele!
      Beijos

      Excluir
  21. Li o livro faz tempo, e assisti o filme assim que lançou, adoro os dois!!

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Adorei o livro, e o filme deixou muito a desejar na minha opinião.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo e com você?
      Pra mim, achei bem fiel a adaptação comparada a muitos livros que perdem completamente a sua essência...
      Beijos

      Excluir
  23. Olá tudo bem?
    O livro não me prendeu e então fui tentar assistir o filme que eu sinceramente não gostei. Fico feliz que tenha sido uma boa leitura pra você mas eu não gosto muito dos livros do John Green então vou deixar a dica passar.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  24. Eu li o livro e vi o filme, logicamente que o filme sempre fica abaixo do livro mas gostei assim mesmo. Já o livro é outra história, tu imagina os personagens e o filme tira um pouco dessa magia ... Eu amei esse livro, também recomendo!
    Minda
    Bjs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A adaptação de ACEDE foi bem fiel, ainda mais quando se compara com muitos outros filmes que perdem completamente a essência do livro! É muito bom né...
      Beijos ❤

      Excluir
  25. ♥Sou tão apaixonada por esse livro. Único livro do autor que eu realmente gostei.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Chorei com o livro? Sim!
    Esperava mais do filme? Sim!
    Me decepcionei com o final? Um pouco kkk
    Mas recomendo para todos só pra dar uma limpada nos olhos hahahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom né, clareia um pouco as vistas haha
      Beijos

      Excluir
  27. Nossa eu amo esse livro e o filme tbm toda vez que eu vejo eu choro!muito amor envolvido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um amorzinho tanto o livro quanto o filme ❤❤❤

      Excluir
  28. não li esse livro, não faz muito o meu estilo. Mas pra quem gosta de histórias assim deve gostar muito

    ResponderExcluir
  29. John Green é um autor que é meio a meio na minha estante, alguns livros eu odeio e outros eu amo e esse foi um dos livros que achei muitooooooooo chato é uma das resenhas que quase levei pedrada rsrs.
    Mas gostei muito do filme ><
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, até imagino os leitores furiosos hahaha
      Fiquei curiosa pra saber qual que você amou...
      Sendo sincera, o filme é uma maravilha né
      Beijos

      Excluir
  30. Gostei muito da sua maneira de abordar sobre o livro, embora não gostei muito deste contexto. Beijos

    ResponderExcluir
  31. Olá...já faz tanto tempo que li essa obra, todos falavam tanto sobre ser muito triste e tal, mas confesso que eu não curti tanto e só chorei em um unico momento e não foi no apice da tristeza da mioria das pessoas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Ah que pena que não curtiu :(
      No meu caso, não chorei porque ja tinha visto o filme e sabia o que ia acontecer...
      Beijos

      Excluir