20 fevereiro 2017

RESENHA: Depois de Você - Jojo Moyes

Título: Depois de Você
(Como Eu Era Antes de Você #2)
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 320
Compre: Amazon / Submarino / Saraiva
Sinopse: Quando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


*Pode conter spoilers de Como Eu Era Antes de Você*
Depois de Você, começa 18 meses após os acontecimentos do volume anterior. Louisa Clark está tentando recomeçar, mas com um trabalho medíocre em um bar de aeroporto e sem perspectivas na vida isso se torna bem difícil de ocorrer.

Em uma noite no terraço de seu apartamento (que foi comprado com o dinheiro que Will deixou), totalmente triste e bêbada, ela acaba sofrendo um acidente, o que ninguém acredita que seja.

Ao voltar a consciência, ela conhece um paramédico que a conforta dizendo que tudo ficará bem, mas sem aguentar a dor volta a desmaiar.

Por todos pensarem que ela teve uma tentativa de suicídio, a tratam como se fosse feita de vidro e decidem mandá-la em um grupo de apoio ao luto. No começo, Lou se sente deslocada, como se não pertencesse ali.
"Ouvindo histórias sobre relações familiares, os casamentos de 30 anos, as casas, vidas e filhos compartilhados, eu me sentia uma fraude. Eu havia sido cuidadora de alguém durante seis meses."
 E é graças a reunião do grupo de apoio que ela volta a encontrar o paramédico que a salvou, Sam. 

Enquanto tudo isso acontece, uma jovem de 16 anos chamada Lily bate na porta de Lou com uma informação que pode mudar toda a sua trajetória. Qual o certo a se fazer, abrir a porta e arriscar tudo ou preferir viver na ignorância? O que você faria?

Nesse livro, não encontramos uma Louisa alegre, segura ou até mesmo independente. Vemos exatamente o impacto que a morte de Will teve nela, e já vou dizendo que não é nada bonito. Para ela é difícil se entregar totalmente para alguém, pois ela diz que é como se comprometer com a possibilidade de perder de novo.

Eu penso que que foi um luto tão grande, ela se privou de tantas coisas por um tempo tão pequeno de relacionamento. Entendo que os dois se amaram, mas pelo menos pra Will esse amor não foi grande o bastante para viver. Então, por que para Lou ele seria o suficiente para se deixar de "viver"?
" – Mas esse é o final de um conto de fadas, não é? O cara morre, todo mundo aprende alguma coisa, segue em frente e cria algo maravilhoso a partir da morte dele. – Comecei a falar sem pensar – Só que eu não fiz nenhuma dessas coisas. Basicamente falhei em tudo."
Sam já virou o meu crush, pensem num homem que parece a perfeição em pessoa! Aliás, a relação dele com a nossa protagonista é levam bem devagar mesmo. Há problemas que poderiam ter sido resolvidos com algumas simples palavras ditas...

Lily, a misteriosa jovem, me desagradou e muito. É aquela típica adolescente rebelde, baladeira, é mais infantil que o normal na idade dela.

Talvez a moral do livro seja para aproveitarmos a vida e as pessoas enquanto podemos, seguir em frente doa o quanto doer ou talvez não.

A leitura é ótima, em certos momentos pode parecer meio arrastado, nada que vá prejudicar muito. O final foi bem aberto, quem sabe venha um terceiro livro pra encher mais linguiça!

A edição eu achei meio fraquinha, mesmo tendo um certo cuidado a capa já amassou, as últimas folhas meio que querem descolar. Não sei se é só o meu que venho meio frágil, mas pelo bem dos outros espero que sim...



E vocês já leram o livro ou viram o filme do primeiro livro? O que acharam? Deixe a sua opinião nos comentários ;)


39 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Têm uns livros que vem beeeem frágeis, isso é triste!
    Eu li CEEADV, mas não me animei a ler esse. Li por uma amiga que ama esse livro, e até gostei do primeiro, mas ouvi coisas sobre esse que não me deram vontade de lê-lo :/


    Minha Fuga da Realidade

    ResponderExcluir
  3. Quando li o primeiro livro, achei um pouco cansativo e o segundo também parece um pouco. Quero muito saber o que essa menina misteriosa tem para contar e não acredito que a Louisa está de novo em um trabalho mediocre, ela não aprendeu nada mesmo kkkk Vou dar uma chance para esse livro.

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser bom , não gosto de ler muito ,mas esse parece ser bom.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre prefiro ler o livro, ele conta em maiores detalhes e voc~e mesma pode moldar o seu personagem e a situação. Quando um livro transforma-se em filme, normalmente acaba com várias expectativas criadas em nossa mente.

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada por leitura, mas esse nunca li! Depois da sua resenha me deu vontade de lê-lo! Vou procurar saber sobre! Parabéns pela resenha e pelo blog :)

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li o livro mas vou anotar para poder conferir depois

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum dos livros. Vi primeiro o filme, o que pode ter sido um erro, mas coloquei tantas expectativas nele, que me decepcionei. Não gosto de finais trágicos, mas lendo a sua resenha me deu muita vontade de ler o segundo livro, me parece mais promissor. Bjs


    http://missdiva.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca li esse livro...mas já sei que o Sam vai ser crush da vida kkkk adorei sua resenha. Preciso comprar e ler logo esse livro. Ótima indicação!

    ResponderExcluir
  10. Eu li "me before you" e amei, vi o filme e me decepcionei um pouco, mas dentro do normal. Sobre esse livro eu só tenho a curiosidade, porque não deu pra eu comprar ainda, já tá na listinha!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou suspeita em falar da Jojo, pois amo a escrita dela e estes dois livros em especial.
    Parabéns pela maravilhosa resenha, eu amei!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Gostei da resenha e da sinopse ☺ o livro parece ser muito bom.
    Bjo

    ResponderExcluir
  13. Nunca li o livro, mas achei bem interessante. Já quero comprar! hahah beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Eu li essa continuação e digo: A curiosidade pode matar o gato. Por mais que a gente, pobres leitores viciados, desejemos uma continuação, tem histórias que é melhor parar do jeito que a autora deixou. Essa sequência avalio que foi totalmente desnecessária e parece ser outro livro, outro estilo, sei lá, não colou para mim. Até gostei de ter matado minha curiosidade, mas também me irritei muito com a aborrescente e com muitas coisas que foram acontecendo, como por exemplo o pai depilado... Enfim, adorei sua resenha e parte da encheção de linguiça... kkkk morri de rir. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  15. Eu particularmente detestei essa continuação. devia ter parado no primeiro. me senti lendo uma historia diferente sei la não sei explicar kk Sinceramente espero que não façam um filme dessa vez.

    ResponderExcluir
  16. Li o primeiro e estou adorando!

    Beijos,
    placestyle.com

    ResponderExcluir
  17. Eu li e assisti o filme. Apesar de triste gostei bastante do enredo. Quando vi esse segundo livro fiquei querendo ler para matar a curiosidade. Mas, depois que li algumas críticas, perdi o interesse.

    Beijo,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu li o primeiro livro e confesso que não achei essa maravilha de história que a maioria diz que é, apesar de ser boa, e por isso não me animei muito em ler a continuação mas a sua resenha foi a única que despertou a minha curiosidade em relação a esse livro por abordar mais as situações em que a protagonista entra. Ainda assim acho que é uma leitura que ainda irei demorar para fazer.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kerolayne, acho que é a primeira vez que comento em seu blog. Pois bem, vamos ao que interessa então, rs. Fizeram um filme do livro "Como eu era antes de você."? kkk. Juro que não sabia, vou procurá-lo.

    Dado ao sucesso desta autora, sua narrativa deve ser mesmo muito boa. Ainda não li, mas, certamente, lerei.

    Abraço forte!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu fico meio assim de ler "Como eu era antes de você". Primeiro, porque sei que vou chorar muito e segundo, porque já recebi vários spoilers sobre a obra - afinal tem filme e tudo mais, ai já viu. Então, não tem como eu ler o dois ainda, mas super anotei a dica e se eu ler o 1, lembrarei desse.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. O livro parece realmente muito bom.
    Vou procurar para ler.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá! Acredita que acho que ainda não vi esta autora cá em Portugal, sem ser no livro "Viver depois de ti" por causa do lançamento do filme?? Não sei o que se passa, mas a verdade é que tenho visto imensos livros dela mas sempre em blogs e páginas brasileiras. E estou super entusiasmada para ler porque me parecem ótimos! Acho que terei de procurar melhor, porque nas livrarias ela anda desaparecida...

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pela resenha!
    Devo confessar pra você que tenho um medo absurdo de ler esse livro e o primeiro da duologia, sou uma manteiga derretida e não gosto de sofrer lendo livros!

    Beijos da Nanáh!

    ResponderExcluir
  24. Assisti Como eu era antes de você e gostei bastante.
    E eu gostei de Depois de você, também. Gostei de tudo, inclusive. Sam é um fofo! Lily é louca, mas é gente boa. Fiquei tensa com o final do livro, e gostei que tudo saiu como esperado. Bem fofo! Lou merecia!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu amei tanto "Como eu era antes de você", mas me decepcionei um pouco com "Depois de você".
    Não que eu não tenha gostado. Gostei de ver a Lou tentando se reerguer e se reencontrar depois do luto. Achei a mensagem muito bonita. Mas, para mim, a leitura foi muito arrastada.
    Mas adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado do livro.
    Ah e concordo com você sobre o Sam, ele é muito perfeito <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Ai, estou ensaiando para ler esse livro faz tempo, viu?
    Com o primeiro, eu tenho uma relação de amor e ódio, um misto de emoções e não tenho estruturas para uma continuação. Mesmo porque toda resenha que vejo tem mais ou menos a mesma opinião: encher linguiça. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oiiie!

    Desde que lançou eu não tive vontade para ler esse livro. Acredito que a maneira como o primeiro acabou foi o suficiente! Realmente compartilho de sua opinião. Eu tenho um pouco de dificuldade de me entregar de corpo e alma em pouco tempo de relacionamento. Talvez a morte do meu pai e a falsidade de muitas pessoas tenham feito isso comigo.

    Enfim, adorei a resenha mas a dica passa

    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Já li a obra e achei bem interessante que a autora tenha nos trazido como é o sofrimento de Lou tentando seguir em frente e superar a perda do Will.
    Ela não está nenhum pouco feliz e todo mundo acha realmente que foi uma tentativa de suicídio. Mas o bom é que depois desse acidente ela conhece novas pessoas e acho que isso ajuda a conviver com a dor da perda.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  29. Oiii
    Eu confesso que apesar de ver muita coisa boa sobre a autora nunca me interessei em ler seus lulivros. Pela sua resenha acho q a história é fantástica, mas bem sofrida e deprimente esses com muito drama... não sei se é um.bom momento, mas coloquei na minha listinha.... quem sabe surge um oportunidade rsrde

    ResponderExcluir
  30. Nunca li e nem vi o filme mas gostei da sinopse, vou procurar para ver e ler.

    ResponderExcluir
  31. Não li nem o primeiro livro acredita? Mas assisti ao filme e que sofrimento, o Will nos faz amá-lo e depois....
    Estou doida para ler ambos os livros
    Beijuh

    ResponderExcluir
  32. Até que eu gostei desse livro, mas como vc disse a edição é muito fraquinha, e eu não gostei do final, a Jojo deixou muito em aberto eu acho que a Lou merecia um final declaradamente feliz e não um talvez como foi. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  33. Que pena essa parte da edição fraca.
    Sobre o livro e a autora, não sou o público alvo, não curto as histórias, até já li para saber se não era birra minha, mas deveria ter ouvido minha experiência d eleitora, não é meu perfil de leitura. Não curti

    ResponderExcluir
  34. Olá, eu ainda quero ler o primeiro livro, pois sempre falaram tão bem dele que fiquei querendo. Adorei sua resenha, e espero conseguir ler os dois em breve, Bjs

    ResponderExcluir
  35. Só assisti o filme e confesso que achei will muito egoista e concordo plenamente com a sua frase de "se o amor deles não foram o suficiente para ele continuar viver, porque ela deixaria de viver por isso", muito bonita e tocante essa sua frase, define bem o livro, confesso que gostei muito da tragetória dos dois e me decepcionei com will no final, espero que lou tenha um final feliz dessa vez.

    ResponderExcluir
  36. Sem dúvidas eu posso dizer que a Jojo Moyes me surpreendeu com o final do primeiro livro, a gente sempre espera o final de uma forma diferente, parte nem quis ler o segundo e parte queria saber o que aconteceria depois, ela tem a capacidade de gerar curiosidade. Ela mostra o que é propenso a acontecer na vida real, acho isso bacana. Sobre sua pergunta em relação ao tempo que eles viviam juntos que foi pouco e ao amor enorme dela eu creio que cada pessoa tem uma forma diferente de amar, algumas pessoas marcam nossas vidas mesmo que em pouco tempo. Amei sua perspectiva sobre o que talvez a autora também queria dizer, quando se lê livros assim você querendo ou não passa a pensar nas pessoas que você ama e no valor que elas tem. Um beijo ! ❤

    ResponderExcluir
  37. Olá,

    Confesso que tenho um pé atrás com esse livro, pois achei o encerramento do primeiro o suficiente, então tenho medo de ler e me decepcionar haha. Mas gostei da sua resenha, acho que futuramente darei uma chance a história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  38. Oi, tudo bem?
    Tenho o livro mas inda não estou pronta para ele!
    a parte da leitura ficar arrastada me assustou um pouco, mas que bom que não atrapalha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Nunca tinha ouvido falar , mas vou anotar na minha lista de livros a ler :)
    A tua resenha deixou me muito curiosa para o ler.

    Bj

    ResponderExcluir